SOBRE O TESTE HIDROSTÁTICO
O teste hidrostático
O teste hidrostático, como o próprio nome diz, é um teste de característica não destrutiva, onde ocorre uma injeção de pressão hidráulica, através de um flúido específico, para atingir um nível de pressão específica para cada projeto. Para cada tipo de material ou equipamento a ser testado. É através do teste hidrostático que se pode conferir, a presença ou não, de vazamentos, falhas de instalação e até mesmo a resistência estrutural de materiais e equipamentos, como tubulações, vasos de pressão, caldeiras, mangueiras, cilindros e todo tipo de recipiente fechado ou equipamento fabricado no setor industrial, petroquímico e na construção civil. As bombas de teste hidrostático NOVA FREMI podem ser manuais, elétricas ou hidropneumáticas. São equipamentos de instrumentação e controle indispensáveis à segurança de qualquer projeto ou instalação mecânica, industrial e na construção civil. Muitos problemas podem ser prevenidos através de um simples teste hidrostático. Explosões no setor petroquímico, residências e Shopping Centers, por exemplo, jamais ocorreriam se a prevenção ou a manutenção oferecida por esses instrumentos fosse regularmente aplicada. A segurança é o principal argumento para a utilização destes equipamentos em todos os setores da economia. Qualifique seus equipamentos e instalações com produtos NOVA FREMI e aumente a qualidade dos seus produtos e dos seus serviços.
Argumentos
Segundo os Princípios de Pascal, um aumento de pressão exercido num determinado ponto de um líquido ideal, se transmite integralmente aos demais pontos desse líquido e às paredes do recipiente em que ele está contido. Utilizando um equipamento NOVA FREMI, ao aplicarmos determinada pressão, injetando um flúido, o mesmo, já armazenado dentro de um recipiente fechado (que pode ser um tubo, uma mangueira, um vaso, uma caldeira, um equipamento, um cilindro, etc), essa pressão irá agir uniformemente em todas as direções dentro da massa líquida, assim como em direção à todas as paredes desse “recipiente”. Assim são feitos testes de estanqueidade, testes ou ensaios hidrostáticos e testes de rupturas de materiais para a aprovação ou reprovação dos materiais testados.
Ergonomia
Todos os equipamentos manuais com reservatório fabricados pela Metalúrgica Nova Fremi, têm opção de serem fornecidos, acompanhados de carrinho com rodas de borracha, uma vez que facilita ao operador, quanto a sua postura ao carregar o equipamento e quanto ao peso que ele irá suportar durante a locomoção. Nos equipamentos motorizados, as rodas já são itens de linha de fabricação.
TESTE DE ESTANQUEIDADE
Conceito
O teste de estanqueidade é o processo utilizado para checar se há ou não, a existência de um vazamento de gás na tubulação residencial ou comercial. Por meio da pressurização da tubulação, o técnico analisa se, durante um período de tempo, ocorre a perda de pressão.
Tipos de Teste de Estanqueidade
Existem várias técnicas para realizar o teste de estanqueidade, dependendo do tipo de equipamento, da aplicação e do fluido utilizado. As técnicas mais comuns são a inspeção visual, o uso de pressão de ar ou gás e principalmente "água".
Como é feito o Teste de Estanqueidade
O teste é realizado por meio da pressurização da tubulação de gás, com o olhar atento de um profissional, observa-se se há ou não perda de pressão. Com a ajuda de um manômetro é possível identificar a quantidade e o diâmetro do vazamento
Porque fazer o teste de estanqueidade?
Além de ser uma exigência do corpo de bombeiros e da NR13, o teste de estanqueidade serve para garantir a seguridade de uma tubulação de gás. Realizá-lo, regularmente, é a melhor maneira de prevenir incêndios, explosões e evitar vazamentos.
Pressão x Vazão
O grande dilema que persegue os fabricantes, fornecedores e clientes que lidam dia a dia com equipamentos hidráulicos. Equipamentos com alta produção de vazão normalmente são projetados com baixa capacidade de pressão e os que são produzidos para alta pressão, consequentemente, com baixa capacidade de vazão. Isso acontece por conta da área de aplicação da força que gera essa incompatibilidade entre pressão e vazão. Existem equipamentos que conseguem conciliar alta vazão e alta pressão. Contudo, são normalmente equipamentos de dimensões e paralelamente preços tão altos quanto. Muitos desses equipamentos, encontrados somente fora do país, cuja importação por peça se torna mais inviável ainda. A sugestão mais inteligente e economicamente mais viável é se fizer a adoção da seguinte prática:
Um equipamento de alta pressão para o teste hidrostático, que pode ser manual ou motorizado, dependendo da necessidade do cliente, para trabalhar em paralelo com um equipamento de alta vazão (que pode ser uma bomba centrífuga ou auto-escorvante, adaptado à linha que será testada. Nessa opção, o cliente primeiro irá preencher a linha com o fluido através da bomba centrífuga ou auto-escorvante, após o completo preenchimento do volume, o cliente irá isolar esse equipamento através de um registro de alta pressão e iniciar o teste hidrostático com uma bomba de teste hidrostático Nova Fremi para elevar a pressão até o nível de sua necessidade no teste. Um pouco mais trabalhoso, porém, a solução certa e mais acessível por um custo extremamente mais atraente.
Fluidos utilizáveis
Água limpa
Água limpa acrescida de 10% de óleo solúvel
Óleo lubrificante fino (Ex: Óleo 30)
Óleo hidráulico
Glicerina
Querosene
Vaselina Líquida
Resina líquida ( consultar a fábrica antes)